É incrível como esse questionamento é recorrente em nossa sociedade, mesmo que, em pleno século XXI, vejamos a tecnologia invadindo nossas vidas, independente da faixa etária, com o poder de facilitar o acesso à informação.
Ainda assim, muitas pessoas ainda hoje têm a crença de que só devem procurar ajuda psicológica quando alguma patologia é diagnosticada ou, ainda, se estiverem sofrendo por questões pouco claras ou que julguem difíceis de compartilhar com pessoas próximas.
É verdade que a atuação de um psicólogo é extremamente positiva nesses casos, mas há muitas outras questões em que a psicoterapia é indicada, principalmente quando o que se busca é viver com mais qualidade de vida.
O profissional de psicologia é também responsável por auxiliar na busca pelo autoconhecimento, autocompreensão ou para tratar de questões comportamentais, que impedem o crescimento pessoal ou profissional.
Buscar alternativas que façam o indivíduo ver a vida de forma diferente ou que promovam uma mudança de comportamento é, sem dúvidas, a melhor forma de viver com mais qualidade de vida.
Hoje, apesar de ouvirmos muito sobre a importância de cuidar do corpo e dos inúmeros benefícios que atividades físicas podem proporcionar, pouco se fala sobre os benefícios de cuidar da saúde mental, dos pensamentos, dos sentimentos e comportamentos.
E é nesse campo que o acompanhamento de um psicólogo traz inúmeros resultados, ajudando a:
– Encontrar sentido na profissão e buscar alternativas para que essa atividade seja mais prazerosa;
– Melhorar o relacionamento com seu companheiro(a) , amigos e familiares;
– Adequar o comportamento de forma a sentir satisfação e não angústia ou questionamentos sobre suas atitudes;
– Entender o porquê de determinadas situações provocarem mal-estar e o porquê de não conseguir lidar com determinada pessoa ou situação.
A psicoterapia auxilia a enfrentar essas questões e, através das sessões, é possível promover a transformação, muitas vezes garantida simplesmente pela iniciativa de falar. Isso porque o “falar” é terapêutico na psicoterapia, pois se trata de um “falar direcionado”, capaz de levar a respostas para inúmeras questões.
É fato que a psicoterapia atua nas patologias, no luto, na depressão, nas fobias, nas angústias, entre outros. Porém, ela pode e deve fazer parte da vida daquele indivíduo que busca se encontrar, tornar-se melhor, conhecer suas potencialidades e suas fragilidades, e buscar alternativas para lidar com todos esses sentimentos.
Através da psicoterapia, o psicólogo irá ajudá-lo a ter uma vida com mais sentido, mais produtiva, com novos comportamentos e novos sentimentos. Afinal, essa não é uma tarefa fácil para se fazer sozinho, pois imagine há quantos anos você pensa e se comporta da mesma forma, mesmo sabendo que esses pensamentos, sentimentos e comportamentos não trazem beneficio algum.
A psicoterapia ajudará você a ter clareza dessas questões, entender o funcionamento das suas emoções e sentimentos e o impacto que eles têm em seus pensamentos e comportamentos, dando a oportunidade de transformação. Você será capar de tomar consciência antes de reagir a determinada situação e passará a agir.
Com motivação e positivismo somos capazes de transformar tudo, inclusive a nós mesmo, pois podemos com autoconhecimento trilhar o caminho do que queremos ser.